A Ethiopian Airlines sempre teve o prazer de oferecer um serviço conveniente e confortável a todos os nossos estimados passageiros que necessitam de assistência individual especial. É nosso esforço constante atender a essas necessidades da melhor maneira possível. As informações a seguir são fornecidas para ajudar clientes que possam estar viajando para tratamento médico (MEDA).
Os passageiros deverão trazer o MEDIF do médico responsável no prazo de 7 dias a partir da data de emissão para obter a aprovação do médico/designado da companhia aérea etíope. O MEDIF aprovado é válido por 72 horas (três dias) e a data deve ser escrita em calendário gregoriano (GC).
Se o itinerário de viagem MEDA incluir outras companhias aéreas que não a Etíope, consulte diretamente essa companhia aérea, pois podem ser aplicadas políticas e procedimentos diferentes.
Uma autorização médica será exigida para passageiros que:
- Sofrer de qualquer doença que se acredite ser ativamente contagiosa e transmissível.
- São incapazes de cuidar de si próprios sem assistência especial que normalmente não é concedida a outros passageiros durante o voo devido à sua idade, condição física ou mental.
- Devido a certas doenças ou incapacidade, pode ter ou desenvolver um comportamento ou condição física incomum, que pode ter um efeito adverso no bem-estar e conforto de outros passageiros e/ou tripulantes, ou que pode ter a sua condição médica agravada durante ou por causa do voo.
- Pode ser considerado um perigo potencial para a segurança do voo ou para a pontualidade do mesmo (incluindo a possibilidade de desvio do voo e aterragem não programada) ou necessitar de cuidados médicos e/ou equipamento especial para manter a sua saúde durante o voo.
- Os passageiros em qualquer uma das categorias acima estarão sujeitos a autorização prévia para viagem aérea pela unidade médica e serviços de saúde da Etiópia ou pelo médico designado pela Etiópia, com base em informações relativas à condição física e/ou mental do passageiro, obtidas através de um médico licenciado. familiarizado com a condição do passageiro.
- A Ethiopian pode recusar o transporte de um passageiro com autorização médica se a condição do passageiro se deteriorar ainda mais no momento do embarque.
- Os passageiros com itinerários de viagem que incluam outras companhias aéreas que não a Ethiopian deverão fornecer o MEDIF exigido pelas transportadoras participantes, a menos que os passageiros cumpram os requisitos de todas as transportadoras participantes, a Ethiopian pode negar o transporte de passageiros
- Quando for necessária autorização da Unidade Médica e Serviços de Saúde da Etiópia ou do médico designado pela Etiópia ou por todas as companhias aéreas transportadoras, as Informações Médicas (MEDIF) deverão ser preenchidas pelo médico assistente e aprovadas pela unidade médica e serviços de saúde da Etiópia ou pelo médico designado.
- Para ser válido, um atestado médico deve ser datado dentro de 10 dias da data programada para o voo de partida inicial do passageiro e a data deve ser escrita no calendário gregoriano (GC)..
- Os Formulários MEDIF devidamente preenchidos devem ser encaminhados para a nossa Unidade Médica e Serviços de Saúde em Adis Abeba ou para o médico designado/aprovado 48 horas antes da data do voo para garantir a aprovação para aceitação.
- A decisão do médico da Ethiopian Airlines ou do médico designado/aprovado em relação à aptidão do passageiro/requisito de acompanhante médico será final.
- Passageiros partindo de Adis Abeba e onde for necessária autorização médica, o passageiro deverá comparecer fisicamente ao médico na unidade médica da Ethiopian Airlines localizada na sede da Ethiopian Airlines e obter autorização médica aprovada pelo médico designado pela Etiópia.
- Passageiros que não sejam originários de Adis Abeba, onde a Ethiopian tem um médico designado, os passageiros deverão comunicar-se com o escritório local da Ethiopian Airlines e serão orientados a comparecer fisicamente com o médico designado e obter autorização médica usando o Formulário de Informações Médicas (MEDIF) preenchido, que deverá ser em seguida, enviado à unidade médica da sede da Ethiopian Airlines para aprovação final.
- Passageiros que não sejam originários de Adis Abeba e para os quais a Etiópia nomeou um médico designado/aprovado, o passageiro deverá comparecer fisicamente ao médico e obter autorização médica aprovada pelo médico designado da Etiópia.
- Qualquer caso que a Ethiopian Airlines considere que possa pôr em risco a segurança ou a operação da aeronave não será aceite.
- Solicita-se aos passageiros que levem na bagagem de mão todos os medicamentos de que necessitem durante o voo. Solicita-se também aos passageiros que tenham algum problema de saúde que levem consigo todos os detalhes relativos à sua doença (incluindo cartões de alta hospitalar, detalhes do tratamento, detalhes relevantes do histórico médico, atestados médicos, etc.), bem como o tratamento recomendado em caso de emergência antecipada, no seu bagagem de mão.
- Informar a nossa equipe de reservas no momento da reserva que o passageiro que viaja é um passageiro clinicamente doente. O Formulário MEDIF deverá ser preenchido pelo médico que atende o Passageiro.
- Inform our reservation staff at the time of reservation that the passenger traveling is a medically ill passenger. The MEDIF Form has to be filled by the doctor treating the Passenger.
- Utilize o seguinte link para baixar os formulários MEDIF em um arquivo:
Forms for Passengers Requiring Special Assistance
A Ethiopian pode fornecer qualquer um dos seguintes equipamentos ou serviços, se solicitado:
- Cadeiras de Rodas
Etíope garante que:
- Cadeiras de rodas suficientes estão disponíveis para embarque/desembarque de passageiros.
- O transporte de Cadeira de Rodas-C para passageiros com assento de cabine (WCHC) é restrito em nossos voos internacionais e domésticos conforme segue, a fim de cumprir os requisitos de segurança aérea:
- Dois passageiros individuais do caso WCHC serão transportados na classe C-9 e cinco na classe econômica.
- Cinco passageiros do caso WCHC em grupo serão transportados em C-9 e oito em classe Econômica
- Os passageiros que viajem com cadeira de rodas própria ou dispositivos de assistência poderão transportá-los na cabine de passageiros, mediante solicitação, sujeito à disponibilidade de espaço. Alternativamente, a cadeira de rodas ou os dispositivos de assistência devem ser carregados no porão de bagagem, onde sejam facilmente acessíveis para devolução oportuna ao passageiro.
- Os passageiros que pretendam fazer o check-in da sua própria cadeira de rodas têm a opção de utilizar a cadeira de rodas da companhia aérea/aeroporto. Caso o passageiro pretenda utilizar a sua própria cadeira de rodas no aeroporto poderá ser autorizado a fazê-lo, até à porta do avião. A cadeira de rodas, devidamente etiquetada, deverá então ser enviada para carregamento no porão.
- Dispositivos estreitos do tipo cadeira de rodas sem apoios de braço estão disponíveis em algumas aeronaves na cabine de passageiros para assistência a bordo.
- Macas
- A solicitação de maca deverá ser feita até 48 horas e estará estritamente sujeita à disponibilidade de espaço.
- As macas são aceitáveis somente após autorização do departamento médico transportador ou dos médicos designados e a confirmação da quantidade de oxigênio a ser transportada será determinada pelo Oficial Médico.
- Quando estiverem envolvidas viagens Interline em outras companhias aéreas, é necessário combinar antecipadamente com a transportadora a confirmação de refeições especiais, medicamentos, oxigênio, ambulância e outros requisitos.
- Passageiro em maca é aceito apenas na classe Econômica.
- Deve haver pessoal qualificado acompanhando o passageiro da maca.
- Passageiro que necessita de oxigênio
- A Ethiopian fornecerá serviço de oxigênio em voo para passageiros em todos os seus voos com custo extra
- Os passageiros deverão avisar com 48 horas de antecedência.
- Os passageiros deverão apresentar uma declaração escrita do seu médico atestando a necessidade do serviço de oxigênio durante o voo, o uso máximo por hora e a taxa de fluxo de oxigênio por minuto.
- O passageiro deverá estar acompanhado por um acompanhante que conheça as necessidades do passageiro e o funcionamento do equipamento. Porém, quando autorizado pelos serviços médicos etíopes, o passageiro que necessite de oxigênio poderá viajar sozinho.
- Serviços de elevação
- Dispositivos para apoio de membros
A disponibilidade de equipamentos pode ser limitada em determinados aeroportos. Por favor consulte o seu agente de viagens ou a bilheteira etíope mais próxima.